Um público que passa de 946 mil pessoas é esperado que compareça às unidades de saúde de todo o estado a partir desta terça-feira (22) até o dia 9 de maio durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O universo de pessoas que devem procurar a vacina este ano inclui crianças de seis meses a menores de cinco anos.
Também serão imunizadas pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.
De acordo com a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, o Estado já está bem estruturado para a vacinação. Segundo ela, a orientação é que cada unidade use estratégias para alcançar o público prioritário e que já é acompanhado pelas equipes. “Assim eles vão conseguir uma boa homogeneidade de cada público. O importante não é simplesmente alcançar o percentual da meta, mas sim que cada público alvo esteja realmente imunizado”, explicou.
Talita destaca que o cuidado deve ser redobrado por conta pra proximidade de grandes eventos como São João e Copa do Mundo, o que aumenta o fluxo de turistas no estado. Segundo ela, é importante que o público alvo seja imunizado agora, para que a resposta do organismo a qualquer agente transmissor seja mais eficaz.
Ao todo, a SES distribuiu mais de 1 milhão de doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde para este ano (A/H1N1, A/H3N2 e influenza B).
Com G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário