João Marcos Victor / Universitário / Direito |
A igreja, ao passar dos séculos, confrontou diversas realidades sociais, mas sua doutrina pouco se altera – com raras exceções -, tampouco se contradiz. Qual, pois, é o fundamento dessa doutrina? E como ela conseguiu resistir a toda investida diversa?
Antes, pois, gostaria de elucidar qual a função da igreja.
A função da igreja é defender a verdade, em nome da verdade, para fazer com que seus fiéis encontrem a verdade e sejam livres (Jo 8,32). Ou seja, a função da igreja é apresentar Deus para livrar-nos do pecado, pois todo aquele que anda em verdade está com Deus. Em palavras mais simples, a função primordial da igreja é encher os céus.
A igreja tem autoridade para mostrar a verdade?
Biblicamente falando, em 1 Tm 3,15: “...A igreja é coluna e sustentáculo da verdade”.
Sabemos a função da igreja e sua legítima autoridade sobre a verdade. Agora, o importante é falar sobre as questões antes feitas neste artigo.
O fundamento da doutrina católica é a vontade de Cristo. A igreja católica, fundada na pessoa de Pedro (Mt 16,18), foi legitimada pela vontade de Cristo: “...Assim como o pai me enviou, eu também envio vocês” (Jo 20,21), dando aos doze apóstolos autoridade e faculdade, segundo o espírito santo, para serem os representantes do céu aqui na terra. Os apóstolos e seus sucessores têm a autoridade e, como já falei preteritamente, para falar e serem a voz do próprio Cristo: “Quem escuta vocês, escuta a mim e quem rejeita vocês, rejeita a mim; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou” (Lc 10,16).
É sabido que, no decorrer da história humana, a doutrina católica foi e sempre será atacada, mas ela NUNCA acabará, pois as palavras de cristo são eternas, e o próprio falou: “e o poder da morte nunca poderá vencê-la.” (Mt 16,18). A certidão de nascimento da igreja católica são as palavras do próprio Cristo, suas doutrinas e dogmas inspiração do espírito santo e sua existência é permissão de Deus. E ela será Eterna!
Por João Marcos Victor / Universitário / Direito / Unipê
Bibliografia
Toth, Mons. Tihamer. A igreja Católica. ed. Rio de Janeiro; José Olympio, 1942.
Bíblia. Português. Bíblia Sagrada. Tradução e edição: PAULUS, 1990.
Nenhum comentário:
Postar um comentário