Democrata se ofereceu a Trump para trabalhar junto com ele "pelo bem do país"
Hillary Clinton, ao lado de Bill e Chelsea Clinton, destacou em coletiva na tarde desta quarta-feira (9) que o resultado da eleição foi "doloroso", "e vai ser por um longo tempo", e que demonstrou o quanto a opinião pública dos Estados Unidos está dividida. A democrata, muito aplaudida pelos presentes, anunciou que cumprimentou Trump e que se ofereceu para trabalhar com ele, "pelo bem dos Estados Unidos". "Espero que ele tenha sucesso como presidente."
A concorrente de Trump, que vinha sendo apontada em pesquisas como a favorita na disputa, ressaltou que o resultado não era o que desejava, "infelizmente não vencemos a eleição", mas que sente orgulho e gratidão pela construção coletiva da campanha democrata.
"Sinto muito que não tenhamos vencido essas eleições pelos valores que compartilhamos, mas sinto orgulho e gratidão por essa incrível campanha que construímos juntos."
"Eu sei que vocês se sentem desapontados, também me sinto assim. Se sentem assim também dezenas de milhões de norte-americanos. É doloroso, e vai ser por um longo tempo. Nós vimos que a nossa nação está mais dividida do que pensávamos", declarou Clinton em coletiva no hotel de Manhattan.
Clinton também frisou que a democracia norte-americana garante uma transferência pacífica de poder, o que não deve apenas ser respeitado como também garantido, e alertou que a democracia constitucional demanda a participação dos norte-americanos não apenas a a cada quatro anos, "mas o tempo todo".
"O sonho americano é grande o bastante para todas as raças, para homens e mulheres, para imigrantes, para LGBTs, portadores de deficiências, para todo mundo", disse. "Agora, a nossa responsabilidade, como cidadãos, é continuar a fazer a nossa parte."
A democrata agradeceu ao seu candidato a vice, Tim Kaine, e a mulher dele pela participação ao longo da jornada, a Obama e Michelle, destacando que o "país tem uma enorme dívida de gratidão a eles" e pela "liderança que significou tanto para tantos americanos e pessoas em todo o mundo", e também a Bill e Chelsea Clinton, entre outros familiares, pelo suporte oferecido nos momentos mais difíceis. Agradeceu ainda aos milhões de voluntários, líderes comunitários e ativistas.
Hillary também mandou um recado às mulheres que apoiaram a campanha. "Quero que saibam que nada me deixou mais orgulhosa que ser 'líder de vocês'." "A todas as meninas pequenas, nunca duvide que você tem valor, poder e que merece todas as chances e oportunidades do mundo para alcançar seus próprios sonhos."
"Ainda acredito profundamente que se trabalharmos juntos com respeito pelas diferenças, força pelas convicções e amor pela nação. Nossos melhores dias ainda estão por vir."
Tim Kaine, vice na chapa de Hillary, discursou antes, salientando que a candidata é "fazedora" da história por tudo o que realizou politicamente ao longo de anos, e que também teria feito história se eleita presidente. "Ela ama este país, nunca ninguém duvidou se ela aceitaria o resultado da eleição numa democracia, ela conhece nosso sistema, ama este sistema", declarou Kaine.
Jornal do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário