realizou-se nesta quarta-feira (20 de novembro) a roda de diálogo "Negritude, o que e tenho a ver com isso" em frente à sede do Sedup, em Guarabira-PB.
A equipe do Sedup com o apoio da Prefeitura Municipal de Guarabira promoveu uma reflexão sobre a questão do negro na sociedade no dia em que se comemora o Dia da Consciência Negra.
No total, 38 pessoas participaram da conversa em roda; Entre os facilitadores estavam Mãe Jô do terreiro Ilê Axé Oyace Legi, Mãe Elivone do terreiro Ilê Axé Oya Carandé, Daniela Fernanda Santos, do grupo de Capoeira Angola Palmares, Waldeci Ferreira Chagas, professor da disciplina História da África e Diretor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB Campus III) e Maria Joseilda de Brito, da Fundação Anajô . Além de Márcia Amaral, da Secretaria Especial de Políticas Públicas para Mulher
Em sua explanação o professor Waldeci Ferreira, disse que o preconceito racial é uma “doença” que deve ser eliminada da sociedade brasileira"; E para que seja erradicado definitivamente, precisamos elimina-lo também de nós mesmos, admitindo que cada ser carrega em si um pouco de preconceito. Em suma, só se cura uma doença quando a reconhecemos e ministramos o medicamento.
Continuando lembrou que "20 de novembro é uma data para lembrarmos a história do negro no Brasil e refletir sobre as injustiças que eles passaram e que devemos continuar lutando pelo respeito e pela igualdade de direitos em nosso país" Finalizou.
A equipe do Sedup agradece à todos pela participação.
Luciel Brasil, Kel Baster, Márcia Amaral, Klemylsonn França, Wanderson Santos,Danilo Ribeiro Batista Ribeiro, Beto Barreiros, Waldeci Ferreira Chagas.
Da redação Walter Lima/Jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário