Hoje pela manha ao assistir o Jornal Nova Era, levado ao ar pela TV mundo Maior que abordava a a ilegalidade do aborto primorando pelo direito a vida. Realmente um tema bastante relevante, pois se trata da vida e vida é sempre vida.
Mas como agir diante da notícia de uma gravidez indesejada? O que se deve fazer quando se descobre que se estar grávida e isso não estava planejado? Como lidar com a gravidez indesejada na adolescência? Ao assistir esse debate sobre o direito a vida, tomei a liberdade de escrever este artigo no sentido de informar e formar uma nova consciência principalmente nos jovens de hoje que brincam e no fervor dessa ardente paixão cometem um ato de irresponsabilidade em nome do amor.
A liberdade sexual, unida à falta de uma orientação correta no ambiente familiar, conduz ao início precoce da vida íntima sem nenhum conhecimento das conseqüências que isso pode causar na vida das adolescentes, principalmente no momento em que engravidam. Além da gravidez indesejada na adolescência, essa atitude pode levar a jovem a contrair alguma DST grave.
Como é uma gravidez indesejada? Infelizmente, muitas vezes a adolescente ao descobrir que está grávida é rejeitada pelo pai da criança - que acaba por negar a paternidade ou colocar em dúvida a moral da jovem, que em algumas situações também tem dúvida em relação a quem pode ser o verdadeiro pai do seu filho -, e no próprio ambiente familiar. Sem o apoio do parceiro e dos pais, muitas recorrem aos erráticos e ilegais métodos abortivos. Os conceitos sobre gravidez indesejada variam muito entre as famílias, que são essenciais em um momento tão delicado como esse.
As consequências da gravidez na adolescência
O número de abortos vem crescendo entre as adolescentes, o que é alarmante. As jovens costumam "resolver o problema" depois que ele acontece, quando seria mais responsável prevenir-se para que essa situação acontecesse apenas quando ela estivesse preparada como mulher e como futura mãe. E como dissemos anteriormente, além da gestação, há um imenso risco de contrair DST´s que podem comprometer a saúde e o bem-estar pelo resto das suas vidas.
Como prevenir gravidez na adolescência
A orientação é sempre a melhor prevenção da gravidez na adolescência. Os danos psicológicos trazem à gravidez na adolescência consequências muito complexas, por isso a importância do diálogo entre pais e filhos.
A gravidez precoce pode afetar o desenvolvimento pessoal da adolescente e também do pai da criança, que acabam abandonando rotinas comuns às suas idades para desempenharem precocemente o papel de pais quando mal saíram ainda dos cuidados dos próprios pais.
Por isso sempre converse com os seus filhos. Conversar é sempre o melhor jeito de explicar à criança e ao adolescente a importância de ser bem informado em questões como essa. E tente agir com o máximo de naturalidade possível, pois é necessário encarar que seu filho cresceu, e que quando você menos esperar ele iniciará sua vida íntima. Negar isso prejudica o diálogo e pode causar sérias consequências mais tarde.
Para reforçar a veracidade desses fatos assistam esse vídeo que esta circulando em alguns sites e rede sociais como forma de campanha contra a gravidez indesejada e irresponsável.
Para prevenir a gravidez na adolescência, é sempre importante também reforçar e incentivar o uso de preservativos. Além de impedir uma gravidez indesejada e precoce, o uso de camisinha também afasta a possibilidade de contrair DST´s.
Da redação Walter Lima / Jornalista / Al. Téc. Enfermagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário