sexta-feira, 21 de abril de 2017

Visitas domiciliares pela equipe de Saúde da Família: reflexões para um olhar ampliado do profissional

As visitas domiciliares assumem papel fundamental na organização do trabalho das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF). Contudo, romper com o paradigma biomédico exige uma vigilância nem sempre fácil ou simples, com o objetivo de ampliar o olhar do profissional.

Pensando em resolver essa questão, a Equipe da USF Leonor Viana, localizado no bairro do Poço na cidade de Cabedelo utiliza ficha e agendamento de visita domiciliar, visando facilitar o planejamento do cuidado do paciente e atentar para questões que fujam à simples intervenção sobre o corpo doente.

Dando sua parcela de contribuição alunos (as) estagiários do curso de enfermagem do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPê).

Supervisionados pela Enfermeira e professora da instituição Samila Gonçalves de Moura, acompanhados também pelo Agente Comunitário (ACS) participaram na última quinta-feira 20 de ações comunitárias de saúde, especificamente visitas domiciliares em algumas residências que compõem e fazem parte da USF dessa localidade.

No ensejo realizando anamneses e exames completares de controle diários em usuários hipertensivos, cardiopatas e diabéticos.













Redação: Walter Lima/ Jornalista e ACD de Enfermagem 

Nenhum comentário: