quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável tem novo presidente e Garantia Safra é homologado



Durante reunião ocorrida na manhã desta quarta-feira (5), no Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Guarabira, foi eleita chapa para renovação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e homologação dos 127 agricultores familiares cadastrados no Garantia Safra.




Participaram da reunião, o vice-prefeito Raimundo Macedo, o secretário da Agropecuária e Pesca, Marcelo Bandeira, o representante da EMPAER, Vivaldo Luiz de França, que presidiu a comissão eleitoral, e dezenas de trabalhadores das comunidades rurais.

A única chapa inscrita para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável foi eleita por aclamação, ficando definida com a seguinte formação:

Presidente – Marcelo Bandeira Ferraz

Vice-presidente: José Aurélio Silvera Marques

1º secretário: Daniel Nogueira Diniz

2º secretário: Fabiana Gomes Inácio

Para a homologação dos agricultores familiares cadastrados no Garantia Safra, a lista com os 127 nomes foi aceita sem contestação, após leitura nominal. Mas foi esclarecido que não há garantias de que os cadastrados irão receber os valores, visto que dependerá de avaliação prévia e fiscalização feita por técnicos da Secretaria.

Ainda foi esclarecido que o agricultor precisa, necessariamente, trabalhar com o plantio das culturas de feijão, milho e macaxeira, para ter acesso ao Garantia Safra, e estar inserido nos critérios estabelecidos, a exemplo de comprovação de perda da lavoura a partir de 50% da produção.



O vice-prefeito Raimundo Macedo reforçou o compromisso da gestão com o homem do campo, disse que os trabalhadores terão as condições necessárias para plantar, colher e garantir a venda dos seus produtos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Raimundo ainda alertou para a necessidade de organização dos trabalhadores e defendeu uma agricultura forte para aumentar a competitividade.

Marcelo Bandeira informou que o cadastramento para o corte de terra começou hoje e que na próxima semana haverá uma reunião para discutir os preços dos alimentos que vão ser comercializados com os programas PAA e PNAE.




Nenhum comentário: