O Estágio Supervisionado constitui uma atividade obrigatória, que deve ser realizada pelo aluno, que cumprirá uma carga horária pré-estabelecida em instituições públicas e/ou privadas sob a orientação e supervisão de professor-orientador e/ou profissionais credenciados.
É o primeiro contato que o aluno tem com seu futuro campo de atuação, representando a união da teoria com prática, e consequentemente insere o aluno na prática profissional. Todo esse processo é mediado pela a observação, da participação e da regência, de modo que o aluno passa refletir sobre e vislumbrar futuras ações (PASSERINI, 2007).
Especificamente na Enfermagem, a prática do Estágio Supervisionado deve vislumbrar a formação técnico-científica do aluno, formando nele uma visão crítica dos modelos de assistência à saúde, da comunidade em que está inserido e das atividades práticas comumente desenvolvidas (SILVA; SILVA; RAVALIA, 2009). Pode ser desenvolvido em unidades ambulatoriais, hospitais gerais ou especializados, rede básica de atenção à saúde ou demais serviços em que o enfermeiro desempenhe suas atividades profissionais.
Aconteceu nesta manhã dia 09, nas dependências da unidade de saúde da família Leonor Viana – Poço Cabedelo: Um dia festivo, este evento teve como objetivo proporcionar aos funcionários da unidade de saúde e aos alunos estagiários do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) um momento de descontração e confraternização para celebrar o final de mais uma etapa de um estágio supervisionado coordenado pela enfermeira Samila Moura.
O evento foi realizado para agradecer a toda a equipe de funcionários e profissionais envolvidos da área de saúde, médicos (as), enfermeiros, técnicos, auxiliares, agentes de saúdes comunitários, dentista; pela parceria há anos existente entre a respectiva unidade USF Leonor Viana e o Centro Universitário de João Pessoa.
O estágio supervisionado possibilitou a vivência da realidade do enfermeiro da atenção básica, permitindo o cumprimento de atividades diversas, como por exemplo: consulta de enfermagem; atendimento direto aos pacientes; avaliações da assistência de enfermagem em documentos anexos ao prontuário do paciente; acompanhamento de atividades de formação continuada; desenvolvimento de ações de prevenção e controle doenças; participação em eventos e projetos de educação em saúde; e planejamento e avaliação dos serviços executados.
Dessa forma, exercitaram-se as competências de Enfermagem que representam requisitos para a inserção adequada do estudante no mercado de trabalho, por meio de aperfeiçoamento teórico-científico, prático e interpessoal
Da redação Walter Lima/ Jornalista / ACD de Enfermagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário