O catarinense dom Jaime Spengler, de 53 anos, é o novo arcebispo de Porto Alegre. Ele foi nomeado nesta quarta-feira pelo papa Francisco, em substituição a dom Dadeus Grings, de 77 anos, por limite de idade, após ter dirigido a arquidiocese por mais de 12 anos.
Porto Alegre, que já teve um cardeal, dom Vicente Scherer, tem cerca de 3,2 milhões de habitantes, 155 paróquias e 206 padres, segundo o Anuário Católico do Brasil de 2012. Natural de Blumenau (SC), dom Jaime Spengler é franciscano (Ordem dos Frades Menores). Estudou Teologia no Instituto Franciscano de Petrópolis, Sagrada Escritura no Instituto Bíblico de Jerusalém e Filosofia no Pontifício Ateneu Antonianum em Roma.
É bispo desde 2010, quando foi nomeado por Bento XVI auxiliar de Porto Alegre, onde exercia o cargo de vigário geral de Gravataí.
No Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é o responsável pela Pastoral da Educação. É membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.
Da redação Walter Lima / Com enfoque da Agencia ANSA
Nenhum comentário:
Postar um comentário