BRASÍLIA, 26 Ago (Reuters) - A Rede Sustentabilidade, partido que tem como principal fundadora a ex-senadora Marina Silva, protocolou nesta segunda-feira pedido de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Esse é um dos requisitos necessários para que o partido seja formalmente criado, o que precisa ocorrer até 5 de outubro, a um ano das eleições em 2014, para que o partido esteja apto a disputar o pleito do ano que vem. Marina é o principal nome da sigla em formação para concorrer à Presidência no próximo ano.
A partir do protocolo, o TSE terá 30 dias para analisar o pedido.
Para ser registrado, o partido precisa apresentar mais de 490 mil assinaturas. Segundo a assessoria da Rede, o pedido foi protocolado com 304 mil assinaturas já certificadas, na expectativa que outras 220 mil já enviadas aos cartórios eleitorais sejam validadas enquanto o processo corre na Justiça Eleitoral.
A assessoria informou ainda que foram coletadas, ao todo, 860 mil assinaturas, mas após triagem, foram enviadas 637 mil para análise dos cartórios.
O documento protocolado nesta segunda-feira no TSE argumenta que a validação das assinaturas tem sido um obstáculo e que os cartórios "não cumprem sua tarefa no prazo de quinze dias, nem determinam diligências quando em dúvida acerca da autenticidade da assinatura ou da sua correspondência com os números dos títulos eleitorais informados... nem motivam o ato de recusa do apoiamento".
(Reportagem de Maria Carolina Marcello)
Nenhum comentário:
Postar um comentário