sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Leda Nagle: Reclamar vale a pena

Rio - Vida de consumidor não é fácil. Requer paciência, dedicação e uma certa vocação para malabarismos. Resolvi enxugar as contas da minha casa e descobri que não basta evitar os desperdícios, economizar com as ofertas, usar o ar condicionado com moderação ou comprar menos. É fundamental conseguir tempo para telefonar, esperar, discutir e ameaçar. 

Comecei pela TV a cabo. Se você é assinante faz tempo, trate de tomar um suco de maracujá ou um comprimido tarja preta, esperar durante muito tempo ao telefone, anotar vários números de protocolo, pedir para mudar de plano, cortar um ponto desnecessário e, no final, terá ainda que ameaçar abandonar a operadora para conseguir cancelar o pacote antigo e por conta disto, baixar o custo. 

E ainda terá que argumentar muito para conseguir que devolvam a visita que cobraram indevidamente. Foi assim que aconteceu comigo e no final, acreditem se quiser, a fatura mensal ficou 50% mais barata. Depois vem o provedor de Internet. 

Você se acostuma com seu velho e-mail e eles vão colocando um antivírus aqui e outro ali e quando você se dá conta, está pagando por uma coisa que pode ter de graça. Portanto, desapegue do seu e-mail de sempre e também diminuirá seus custos. E o telefone que é rádio? Não consegui ser atendida via telefone e fui à loja. 

Corta daqui, corta dali, e , de novo, outro desconto de mais de 50%. Agora vamos aos cartões de crédito. Mais um par de horas ao telefone, muita paciência, outro copo de maracujá e as anuidades caem 70, 80, 90 %. Tem alguma coisa errada nesta história. Não é fácil acreditar que me tornei, de repente, uma cliente tão bacana, tão indispensável que mereço todos os descontos que a atendente me dá, só para não me perder como freguesa. 

Claro que não é verdade. Apenas estava fazendo papel de boba, seguindo as regras sem tempo ou paciência para reclamar. Aliás, consumidor é tratado como idiota. Você já parou para analisar seu extrato bancário? Aquilo que eles chamam de cesta de serviços? É de deixar qualquer pessoa indignada. Cobram tudo, armam ciladas tipo cobranças que você paga sem notar até que resolvem cobrar por um cartão que você não pediu , aí você reclama e eles se fazem de bonzinhos e estornam o dinheiro que tomaram de você. 

Bem que o economista Luiz Carlos Ewald sempre diz que, para ganhar desconto ou comprar pelo menor preço, é preciso trabalhar. E trabalhar, nestes casos, significa dedicar parte do seu tempo para reclamar, pesquisar, e principalmente ameaçar trocar de banco ou de operadora para conseguir o tal do preço justo. 

Dá trabalho. Mas vale a pena.


Da redação Walter Lima / E-mail: comcerteza@odianet.com.br

Nenhum comentário: