A Propositura foi do vereador Beto Meireles
A Câmara Municipal de Guarabira promoveu na nesta quinta – feira (26/04) uma Sessão Especial, de autoria do vereador Beto Meireles com o objetivo de debater a educação pública, de competência da Prefeitura de Guarabira.
Um dos principais motivos para a realização da sessão, segundo o parlamentar, foi para ser questionada, debatida em pauta a implantação do Piso Nacional dos Professores, regulamentado através de lei pelo Ministério da Educação, que deveria estar sendo pago desde janeiro e não vem sendo cumprido em Guarabira.
Algumas reuniões já foram realizadas com o objetivo de haver um entendimento entre os educadores e a prefeitura no sentido de pagar o piso nacional.
A Câmara Municipal de Guarabira promoveu na nesta quinta – feira (26/04) uma Sessão Especial, de autoria do vereador Beto Meireles com o objetivo de debater a educação pública, de competência da Prefeitura de Guarabira.
Um dos principais motivos para a realização da sessão, segundo o parlamentar, foi para ser questionada, debatida em pauta a implantação do Piso Nacional dos Professores, regulamentado através de lei pelo Ministério da Educação, que deveria estar sendo pago desde janeiro e não vem sendo cumprido em Guarabira.
Algumas reuniões já foram realizadas com o objetivo de haver um entendimento entre os educadores e a prefeitura no sentido de pagar o piso nacional.
Que Segundo o depoimento exposto pela
a secretária de educação, disse que só existe possibilidade de pagar o reajuste
do Piso Nacional que é de 22,22% se for reduzida a GIM – Gratificação de
Incentivo ao Magistério, que atualmente é de 25% sobre o salário, para 15%,
além de dispensar o retroativo, ou seja, valores reajustados que não vem sendo
pagos desde janeiro deste ano.
Segundo o vereador Beto Meireles, já existe uma Medida Provisória do Poder Executivo para implantação do Piso Nacional e redução do GIM dos professores para ser encaminhada à Câmara, só que para ser aprovada pelo poder legislativo a matéria precisa de dois terços dos votos existentes para sanção da prefeita, ou seja, do voto de sete parlamentares, número este que Fátima Paulino não dispõe na sua bancada de sustentação.
Foram convidados (as) para participarem da sessão a Secretária Municipal de educação e o Secretário Adjunto, a prefeita e o vice, o Contador da prefeitura, o Sindicato que representa a classe, sociedade civil organizada, além dos parlamentares.
Porém o que pudemos ver hoje, mais
uma vez foi à ausência da prefeita, secretária, e principalmente dos vereadores
de sustentação da bancada da prefeita que não compareceram a sessão. “Em outras
palavras, tomaram doríl e sumiram”.
O comando ficou por conta da
bancada de oposição.
Com a palavra os eleitores que
elegem representantes dessa natureza, para conduzirem os destinos político
sócio econômico de nosso município.
Da Redação/ Walter Lima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário