terça-feira, 12 de setembro de 2023

Vereador Wilson Filho, afirmou nesta terça feira em plenária " Vou continuar trabalhando pela nossa cidade, com a razão e com o coração".

 

Vereador Wilson Filho em plenária  



A gravidez na adolescência é considerada a que ocorre entre os 10 e 20 anos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Apontada como uma gestação de alto risco decorrente das preocupações que traz à mãe e ao recém-nascido, a gravidez nesta faixa etária pode acarretar problemas sociais e biológicos.

A adolescência é um período da vida rico em manifestações emocionais, caracterizadas por ambiguidade de papéis, mudança de valores e dificuldades face à procura de independência pela vida.

A gravidez na adolescência é muitas vezes encarada de forma negativa do ponto de vista emocional e financeiro das adolescentes e suas famílias, alterando drasticamente suas rotinas.

A maioria das adolescentes que engravida abandona os estudos para cuidar do filho, o que aumenta os riscos de desemprego e dependência econômica dos familiares.

Esses fatores contribuem para a perpetuação da pobreza, baixo nível de escolaridade, abuso e violência familiar, tanto à mãe como à criança.

Além disso, a ocorrência de mortes na infância é alta em filhos nascidos de mães adolescentes.

A situação socioeconômica, a falta de apoio e de acompanhamento da gestação (pré-natal) contribuem para que as adolescentes não recebam informações adequadas em relação à alimentação materna apropriada, à importância da amamentação e sobre a vacinação da criança.

Também é grande o número de adolescentes que se submetem a abortos inseguros, usando substâncias e remédios para abortar ou em clínicas clandestinas. Isso tem grandes riscos para a saúde da adolescente e até mesmo risco de vida, sendo uma das principais causas de morte materna.

Essas ações acarretam prejuízos às crianças, gerando um impacto na saúde pública, além da limitação no desenvolvimento pessoal, social e profissional da gestante.

Preocupado com o aumento do crescimento e do índice da gravidez na juventude entre a faixa etária de 15 a 17 anos em nosso município; fator esse quem vem provocando evasão na rede pública educacional, bem como um quadro representativo de vulnerabilidade social .

O vereador Wilson Filho apresentou nesta terça ferira (12) requerimento em plenária solicitando da Secretaria de Saúde do nosso município a instituição de um programa de prevenção à gravidez precoce e de incentivo ao planejamento familiar nas Unidades Básicas de saúde do nosso município. 

Além desse o vereador apresentou também requerimento solicitando ao Secretário Municipal de Infraestrutura o estudo para a tomada de providências para a canalização de água na Rua Leonardo Soares da Silva, Bairro Osmar de Aquino.

E o terceiro requerimento solicitando ao Secretário Municipal de Administração e Recursos Humanos, a criação de um memorial com os nomes dos servidores públicos do município de Guarabira que muito contribuíram com a cidade, mas já não estão mais na efetividade de suas atividades.

Finalizando disse: “quero continuar trabalhando pela nossa cidade, com a razão e com o coração”.



Redação Walter Lima / Jornalista / Enfermeiro. 

Nenhum comentário: