Guarabira se prepara para receber mais uma edição da tradicional Festa da Luz, que evolui desde os seus primeiros registros, no início do séc. XX, entre os anos de 1901 e 1906, firmando seu nome na rota dos grandes festejos de padroeiro do Nordeste brasileiro.
Foto Codecom |
De acordo com o historiador guarabirense Martinho Alves, a chamada festa profana, vivida noite a noite pela população, se dividia entre o pavilhão administrado por senhoras da sociedade, e aquela de caráter mais popular que se espalhava pelas ruas e praças através de parque de diversão, barracas de brindes e prendas, bancas de comidas típicas cujo o passar dos anos modernizou esse evento e o tornou cada vez maior, de forma que não era mais possível estar nas ruas centrais sem causar incômodos e transtornos diversos aos residentes na área.
Parque de Eventos Poeta Ronaldo Cunha Lima Festa da Luz 2016. A Prefeitura de Guarabira, através da Secretaria de Cultura e Turismo, trabalha para repetir o sucesso registrado em 2016, uma vez que o Parque de Eventos Poeta Ronaldo Cunha Lima, com seus 5 hectares de extensão e suas sete vias de acesso, tal como sua fácil localização (às margens da Rod PB 073 saída para Pirpirituba) contribuiu para a exitosa atuação das instituições de segurança do Estado (Polícia e Bombeiros) em prol do bem-estar de todo o público (cerca de 30 a 35 mil pessoas por noite) que compareceu nas quatro noites de festa.
Para 2017, a Festa da Luz manterá a mesma estrutura para os camarotes, os trabalhos da Secretaria de Saúde, do 4º BPM e do 3º BBM. O evento também será palco de diversas atrações, tanto nos dois espaços do Palco Luz quanto no aclamado Palco Brega, que deste a última gestão oferece a seu público um espaço maior, uma vez que os parques de diversões passam a ser instalados em um novo local, próximo ao acesso a entrada principal do Parque do Poeta. No que se referem a bebidas, os vasilhames de vidro continuarão sendo substituídos por garrafas pet.
CODECOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário