O índice de corrupção do Fórum Econômico Mundial apontou o Brasil como a quarta nação mais corrupta do mundo. O ranking é liderado pela Venezuela, logo depois vem Bolívia e Chade. O estudo foi divulgado no site “Business Insider”.
Um dos elementos que a organização suíça inclui em seu índice anual de competitividade é a corrupção. A pesquisa é realizada com 15 mil líderes empresariais de 141 economias do mundo.
Para alcançar o resultado e medir o nível de transparência do país, é utilizada uma escala de 1 a 7. O Brasil recebeu nota 2,1. A Venezuela, que é líder do ranking, recebeu 1,7. De acordo com a tabela, das dez nações mais corruptas, cinco se encontram na América Latina.
Como critério de avaliação, são feitas três perguntas aos executivos de cada país que participam da pesquisa: “O quanto é comum o desvio de fundos públicos para empresas ou grupos?”; “Como qualifica a ética dos políticos?”; e “O quanto é comum o suborno por parte das empresas?”.
Em julho deste ano, o Fórum Econômico Mundial publicou um relatório em que apontou a corrupção como o maior problema para maiores avanços econômicos na América Latina. Foram utilizados como exemplos para justificar a estagnação, escândalos como o da Petrobras, no Brasil, as denúncias contra a ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e a acusação de suborno da qual é alvo o ex-presidente de Guatemala, Otto Pérez-Molina.
Tabela dos dez países mais corruptos, segundo o Fórum Econômico Mundial:
1 – Venezuela: 1,7
2 – Bolívia: 2,0
3 – Chade: 2,0
4 – Brasil: 2,1
5 – Iêmen: 2,1
6 – Paraguai: 2,1
7 – Nigéria: 2,2
8 – República Dominicana: 2,2
9 – Moldávia: 2,3
10 – Bangladesh: 2,3
Fonte: Jornal de Brasília
Nenhum comentário:
Postar um comentário