
No geral, em todo o país foram constatados 2.529 eleitores com dois ou mais títulos.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) constatou que 2.529 eleitores no Brasil tem dois ou mais títulos eleitorais. Esse número corresponde a apenas 0,001% do eleitorado do país e a apenas 0,01% dos recadastrados biometricamente. Na Paraíba foram constatados três pessoas com mais de um título.
O TSE entende que esses casos de duplicidade de título podem ter sido gerados por erro da Justiça Eleitoral, ainda durante o processo de recadastramento biométrico e segundo o corregedor, esse número “ínfimo” de eleitores envolvidos “não tem o condão de influenciar o resultado das eleições”.
Para resolver o problema será solucionado de forma simples: o segundo registro eleitoral relacionado ao eleitor será excluído do banco de dados e desta forma, no dia da eleição, o voto poderá ser feito normalmente.
Já os casos de pluralidade de títulos, onde um eleitor possui dois ou mais, foram 62 constatados. Situações assim foram encontradas no Distrito Federal e nos estados de Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Paraíba, Rondônia, Sergipe e São Paulo. Em um caso registrado em Goiás, um único eleitor foi identificado como portador de 32 títulos.
Os casos de pluralidade podem significar tentativa de fraude eleitoral e ma fé. As situações serão comunicadas aos Tribunais Regionais Eleitorais, para que estes providenciem o encaminhamento à Polícia Federal. Até que as investigações sejam concluídas, esses eleitores com pluralidade de títulos não poderão votar nessas eleições.
Fonte: Portal Correio
Nenhum comentário:
Postar um comentário