Do Natu, vão sair 4.245 urnas que serão distribuídas entre 23 Zonas. Instalação nos locais de votação acontece na sexta-feira e sábado.
O transporte das urnas que serão utilizadas nas eleições de domingo (5) na Paraíba começou nesta quinta-feira (2). Somente do Núcleo de Apoio Técnico às Urnas (Natu), de João Pessoa, vão sair, até a sexta-feira, 4.245 urnas eletrônicas que serão distribuídas entre 23 Zonas Eleitorais atendidas pelo Núcleo.
O trabalho será feito até o fim da tarde para transportar os equipamentos até os municípios deSanta Rita (2ª Zona), Cruz do Espírito Santo (3ª Zona), Sapé (4ª Zona), Itabaiana (6ª Zona),Mamanguape (7ª Zona), Guarabira (10ª Zona), Caiçara (15ª Zona), Rio Tinto (55ª Zona),Cabedelo (57ª Zona), Jacaraú (60ª Zona) e Bayeux (61ª Zona). Ao serem entregues, as urnas eletrônicas são conferidas em cada Zona Eleitoral.
Nesta sexta-feira serão transportados os últimos equipamentos, desta vez, para outras 12 Zonas Eleitorais, incluindo as que estão localizadas na capital. Os equipamentos vão ficar armazenados em locais que foram determinados pelos chefes de cartório, sob segurança da polícia e serão instaladas nos locais de votação na sexta-feira e sábado.
Votação Paralela
O sorteio das seções eleitorais que terão suas urnas auditadas durante a votação paralela das eleições gerais deste ano será feito às 10h do sábado pela Comissão de Votação Paralela, presidida pelo juiz auxiliar José Guedes Cavalcanti Neto. O sorteio será feito na sala de treinamento do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) com a presença de representantes do Ministério Público Eleitoral, dos partidos políticos e coligações.
A votação paralela é uma auditoria de verificação do funcionamento das urnas eletrônicas e acontece no mesmo horário em que os eleitores podem votar em todo o Brasil, das 8h às 17h. No sábado, estudantes convidados registram os votos em cédulas de papel e eles são guardados em urnas de lona.
No domingo, as cédulas são retiradas e os votos anunciados e digitados na urna eletrônica numa cerimônia pública no andar térreo do TRE, sob a fiscalização de autoridades, representantes de partidos, advogados e a sociedade de modo geral. No final, os resultados são comparados para comprovar a segurança do equipamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário