Mais um meio de comunicação social será lançado na cidade de Guarabira nesta sexta-feira 18. Desta vez trata-se do Portal de Notícias Painelpb.Com. O evento acontecerá nas dependências do salão do auditório da Associação Comercial, localizado à Avenida Dom Pedro II, Centro da cidade.
Por isso é bom que se conheça a importância dos meios de comunicação e a liberdade de informar.Os relevantes serviços prestados pelos meios de comunicação são fundamentais para a democracia, para o desenvolvimento das empresas, das organizações, das instituições e principalmente para proteger o cidadão.
Mesmo que muitos políticos defendam controles e restrições ao que é informado, seguramente a sociedade não deve concordar com isso, pois este é o primeiro passo para a implantação do autoritarismo, tão prejudicial a sociedade.
Somente os mal intencionados podem desejar limitar ou restringir as informações, através da censura ou controle dos meios de comunicação. Para estes, é certo que desejam suprimir a divulgação de fatos e notícias, porque sabem que estão agindo fora dos padrões estabelecidos pela sociedade.
É preciso imaginar como seria o mundo se não houvesse os meios de comunicação e o trabalho permanente e vigilante dos jornalistas, que num trabalho meticuloso, buscam as notícias, diariamente, mostrando tudo o que está acontecendo, nos diferentes cantos do mundo.
Como em todas as profissionais existem bons e maus profissionais, mas é certo que os bons predominam e prestam relevantes serviços a sociedade. Como seriam os governos e como agiriam, se não houvesse a vigilância da imprensa?
Os exemplos no mundo todo já mostraram o que acontece, quando a censura se estabelece num País. O caos se estabelece e os privilégios se concentram nas mãos de governantes inescrupulosos, que justificam tudo, como se fossem os defensores do povo, que cuidam para que não lhes falte nada, mesmo destinando migalhas para eles e usufruindo do conforto e do luxo em suas vidas pessoais.
É preciso que o povo seja contra a tudo que possa restringir a liberdade, principalmente de expressão, salvaguarda fundamental para o equilíbrio de forças numa sociedade.
E as empresas, como apresentariam seus produtos e serviços a população, se não existissem os meios de comunicação? Seria um desastre e prejudicaria o crescimento econômico tão indispensável para o desenvolvimento de um País.
Através dos meios de comunicação sempre foi possível, divulgar ações que são reflexo do trabalho de profissionais habilitados, que através de planejamento, buscam soluções para as organizações e colocam no mercado produtos e serviços relevantes para melhorar da qualidade de vida dos indivíduos.
Isto tudo se propaga através dos meios de comunicação. Com o advento da moderna tecnologia dos meios de comunicação, foi possível ter agilidade, dinamismo e coberturas mundiais, de qualquer fato ou mesmo sobre lançamentos de produtos e serviços, lançados diariamente no mercado, trazendo inovações que tornam a vida melhor para os cidadãos.
As ações desenvolvidas pelo marketing digital, através da internet, promovem idéias, produtos, serviços, tornando tudo claro, direto e instantâneo, graças a liberdade de criação e divulgação que os meios de comunicação promovem.
A comunicação como meio eficaz para o desenvolvimento de um País, de uma empresa ou de pessoas, precisa ser livre e utilizada por todos, como símbolo da democracia e dos direitos fundamentais dos cidadãos.
Os jovens que hoje estudam nas faculdades de jornalismo, tenham como meta, sempre defender a liberdade de expressão, contribuindo com seu trabalho para tornar cada vez mais sólidos os veículos de comunicação, defendendo sempre o direito de informar.
Desde já desejo a todos os componentes que formarão o corpo Editorial do Portal de Noticias Painelpb.Com sucesso em seu empreendimento e que desenvolvam a função de informação observando o verdadeiro papel do jornalista, nesse sentido, não pode ser unicamente o de apresentar os fatos, pautado pela ética e pela busca da verdade. É importante que ele tenha consciência do que seja a verdade. Cabe a esse profissional da informação ir além da simples captação da informação. Ele deve ser um agente transformador da sociedade e, através de sua profissão, sensibilizar e criar alternativas de modificação do contexto social.
Sabemos que o jornalista e o jornalismo precisam pensar e repensar sua função junto à comunidade em que estão inseridos. O papel do jornalista como agente conciliador, gerador e modificador de contextos, mediante seu papel de transformação pode criar melhorias para a sociedade. A grande mídia hoje em dia não se preocupa com as variantes sagas da grande maioria da população. Poucas são as pessoas que têm acesso às revistas semanais e mensais. A informação está conferida unicamente a um grupo privilegiado de pessoas.
A preocupação com um jornalismo sério, e que de fato cumpra com sua verdadeira intencionalidade, mostra que refletir e encontrar as verdadeiras razões da sua existência é fundamental não somente academicamente, mas também profissionalmente. Temos que refletir qual o papel dos grandes meios de comunicação (a grande imprensa), o que eles têm feito para a melhoria da sociedade, e qual o papel que pode ser desempenhado pelos profissionais da comunicação na busca da igualdade entre as pessoas, no que diz respeito ao acesso à informação e aos bens gerados pela imprensa em geral.
Da redação Walter Lima / Jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário