Senhoras e senhores, mais uma semana começa e o mundo esta êxtase, cada país com sua seleção, 23 designados para honrar seu país e sua camisa, então uma vez a cada 4 anos nos vemos assim, tomados de emoção. Se o mundo não é justo, esquecemos por um instante e enlouquecemos nos estádios, nas ruas, nas casas em frente a TV e etc. Por mais que falemos a cultura dominante mais que nunca se afirma na copa do mundo de Futebol.
O Futebol tornou-se cultura mundial o esporte que um dia foi apenas das elites se afirmou como o esporte mais significativo do mundo, é fato e não se nega a politica de "Pão e circo" incutido nela, mas diria que é uma cultura que não sai mais das pessoas, é transmitida de pai para filho. e que criança que não quer ou não desejou em um momento da vida ser jogador de Futebol?. O problema não é o Futebol, mas o efeito que ele causa nas pessoas, o poder de aquietar, e ate de alegrar.
O esporte é fabuloso, apaixonante, mas não devemos estar inteiramente ligados a ele, não nos deixar levar por ele, devemos comemorar, devemos torcer, mas não se deixe aliviar-se da inquietação sabendo que o país e o mundo tem muito a melhorar. ainda sonho com um mundo de igualdade ou pelo menos um mundo menos desigual, que dê oportunidade a todos, independente de Raça, Cor, Etinia ou Sexualidade. Um mundo com menos hipocrisia e menos guerra.
Um caminho que deve ser percorrido pela educação e pelo ensinamento de valores humanos. O nosso mundo capitalista Neo-liberal é injusto e nos torna escravo de nossa própria criação, o dinheiro, e mais vale o lucro que o trabalhador, e mais vale uma multi-nacional que um povo que precisa de melhores condições de vida. E a globalização que eles tanto falam não trazem apenas benefícios, mas grandes desastres, como violência, fome, miséria, desigualdade e etc.
Então volto ao que afirmei no inicio do texto, não vamos nos deixar levar pelas emoções da copa, temos muito a refletir e a lutar. e assim eu me disperso e ate a próxima matéria
Por Artur Carlos
Nenhum comentário:
Postar um comentário