José Rodríguez Carballo será o número 2 da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica
Da AFP noticias@band.com.br
O papa Francisco nomeou neste sábado um espanhol, líder da principal ordem franciscana, como número 2 do departamento responsável pela supervisão de todas as ordens religiosas. Foi a primeira designação do pontífice na burocracia vaticana, afetada por vários escândalos.
O espanhol José Rodríguez Carballo, de 59 anos, será o número 2 da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, que supervisiona todas as ordens religiosas católicas.
O departamento do Vaticano é dirigido pelo cardeal brasileiro João Braz de Aviz e integra a Cúria Romana, o governo da Igreja Católica que os analistas consideram que precisa de uma reforma.
Carballo é ministro geral da OFM (Ordem Franciscana dos Frades Menores), um posto cujo titular é considerado como o sucessor do fundador São Francisco de Assis. O frade procede de uma família de agricultores espanhóis pobres que emigraram para a Alemanha.
Vaticanistas esperam novas nomeações importantes para altos cargos da Cúria nos próximos dias, que poderiam proporcionar uma visão das intenções do novo Papa para a Igreja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário