quinta-feira, 24 de maio de 2012

Educadora guarabirense completou 99 anos nesta quarta-feira (23)


A completar  99 anos em sua trajetória como educadora, Maria Eulália Cantalice, ainda é o sinônimo vivo de vocação, dedicação e amor a  sua profissão. 

Foram muitos anos vividos em salas de aulas com milhares de alunos e pessoas ilustres de nossa cidade que tiveram na como mestra. Mas tanta dedicação custou a Dona Maria – como também ela é chamada, que apesar de lúcida, a mesma detém problemas com a dicção e a audição.

Mesmo assim, não perdeu o seu bom humor e certa vez em entrevista disse: que nunca se arrependeu por ter abraçado a profissão de educadora, que apesar desses problemas de saúde, valeu apena esses anos vivenciados em sala de aula, e que se sente gratificada até hoje pela bondade do povo de nossa terra; Para mim que sou uma pessoa simples e humilde. " Abracei minha carreira no magistério e alcancei meu ideal: o de ser professora. Deus me olhou, agradeço a todos",disse. 

A professora Maria Eulália, começou a exercer a função de educadora no ano de 1935, participando ativamente da fundação dos principais  centros educacionais de nossa cidade.


Vale salientar que a mesma também foi proprietária da antiga Escola Santa Terezinha, que se localizava a Rua Prefeito Manoel Lordão, tendo lecionado no Colégio Estadual, Colégio Nossa Senhora da Luz, atual CENSL, Anthenor Navarro e o Santo Antonio, hoje GEO.

Ao completar seus 96 anos numa propositura do ex-deputado estadual Zenobio Toscano, ela foi condecorada com a Medalha de Mérito Professor Darcy Ribeiro, concedida pelo Poder Legislativo às personalidades que se destacaram na luta pela educação no país, ocasião na qual foi prestigiada por centenas de pessoas, na maior parte ex-alunos (as) da homenageada.

O evento contou com a participação de varias personalidades, representando diversas gerações. Afinal já eram 96 anos.
E hoje, esse exemplo forte da dedicação, vocação e do verdadeiro amor pela sua profissão, essa rainha do brejo, à completa seus 99 anos, como diz um trecho da letra da musica de Cazuza “O tempo não Para”; 

Realmente para ela o tempo ainda não parou, pois todo o dia ao levantar permanece indo sentar-se a sua cadeira cativa frente à secretaria do Colégio Santo Antonio, atualmente GEO.

Pois para ela, se ali não estiver até o fim de seus dias, sua vida nesses longos anos não terá tido sentido algum.

Ao me reportar quero aqui também expressar meus mais sinceros votos de felicitações a esta mulher guerreira que venceu as armadilhas do seu próprio tempo conservando se jovem. E agradecê-la, por ter também me dando um pouco da água do saber, já que tive o prazer de tê-la tido como minha imensurável mestra.

Que Deus a cubra de bênçãos, e lhe dê bastante luz... Para que nós guarabirenses possamos vê-la chegar ao seu centenário.   


Da redação Walter Lima 

Nenhum comentário: