terça-feira, 9 de agosto de 2011

Secretaria Municipal de Sertãozinho realiza II Conferência Municipal de Saúde Publica.

Foi realizado durante todo o dia de hoje na Escola Municipal de Sertãozinho Ulisses Mauricio de Pontes, a II Conferência Municipal de Saúde do município.

O Evento contou com participação do Senhor Prefeito Constitucional Antonio Ribeiro, do vice - prefeito, vereadores da bancada de sustentação e demais autoridades.

Uma realização do Conselho Municipal de Saúde, da Prefeitura de Sertãozinho e da Secretaria de Saúde. O tema do encontro foi: “Acesso e Acolhimento com Qualidade: Um desafio para o SUS” e participação da Comunidade e controle social nas decisões e consolidações do SUS.

O objetivo da conferência, que acontece a cada ano, foi às discussões sobre o uso do Sistema Único de Saúde no município (SUS), os trabalhadores envolvidos com o programa na assistência, os benefícios do programa Federal, Estadual e Municipal, fazendo uma análise de como avançar no futuro no que diz respeito à utilização do referido programa social.

De acordo com Márcia Mousinho – Secretária Municipal de Saúde, “O programa do Sistema único de Saúde deve passar por uma reformulação para melhor garantir a população seus direitos sociais”. E ressaltou, ainda que este ano o evento com a participação assídua dos componentes do Conselho Municipal de Saúde do Município. 

O 1º palestrante Drº José Carlos Maciel Carvalho, que tratou do tema da conferência abordando para a platéia os principais objetivos e uso do Programa SUS, Sistema Único de Saúde para o Município. No evento foi discutida ainda a trajetória da política de assistência social na sociedade brasileira, lembrando quais foram os avanços na área, culminando com as propostas que serão levadas para a conferência estadual. 

Após explanação, foi realizado um fórum interno com a participação dos palestrantes: Harlane Herculano Marinho, com o tema “Participação da Comunidade e Controle social”, e Edivan Bezerra de Morais, “Política de Saúde na Seguridade Social, segundo princípios da integridade, veracidade e equidade”. 

Na sua avaliação final a conferência foi produtiva pela participação ativa e o zelo dos participantes em relação ao assunto e o comprometimento dos gestores e dos trabalhadores na condução das políticas públicas. Para culminar os trabalhos forma eleitos os delegados que participaram da Conferencia Estadual, onde 04 que foram escolhidos por seus respectivos segmentos, em seguida foram entregues certificados de participação aos integrantes, além de um almoço de confraternização.  

Nenhum comentário: